segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Discurso - Homenagem aos Fundadores 30/01/2012

Transcrevemos na integra o discurso proferido pelo CL Antonio Chiqueto Picolo 




Meu caro Presidente CL OBERLAN, meus Companheiros e Domadoras:
Hoje, nós, os felizardos leões e domadoras do Casa Verde, estamos aqui reunidos para prestarmos justíssima homenagem aos nossos fundadores.
O LIONS foi fundado em 1917, portanto, há 95 anos e foi uma semente que deu certo, somente tendo produzido bens frutos.
E tanto assim é que, em recente pesquisa feita pela ONU, foi eleita a Organização Não Governamental mais respeitada do mundo. Notem que isto tem uma relevancia enorme, sobretudo nos dias atuais, em que inúmeras ONGs existem, muitas delas, especialmente no Brasil, constituídas para desviarem dinheiro público, como noticiam com frequencia nossos jornais.

O LIONS é um clube de serviços, mas de serviços desinteressados, sem jamais visar benefício próprio. Pratica a solidariedade e vive para o companheirismo, não esquecendo a boa cidadania, o bem comum.
Seria enfadonho mencionar as inúmeras campanhas realizadas, todas com sucesso, bastando, como exemplo, citar a atualmente em vigor, lançada por nosso Presidente Internacional WING-KUN TAN, que tem como meta, durante seu mandato, o plantio de um milhão de árvores no mundo, mas que apenas decorrido a metade sua gestão o plantio já superior seis milhões de árvores.

Por isso o LIONS, sempre se desenvolveu de uma maneira invejável, tanto que segundo as últimas informações, hoje possui 1.355.599 associados, distribuídos em 46.355 Clubes, espalhados em 206 países.
E entre esses Clubes, como muita honra destacamos o nosso querido SÃO PAULO – CASA VERDE, com 43 anos de existência e ao qual temos a honra de pertencer.
Mas isso não aconteceu por acaso. Se hoje aqui estamos, houve necessidade de muito esforço, trabalho, luta e dedicação das pessoas que, com muito amor e carinho,  fundaram o nosso Clube.
Inicialmente, devemos lembrar e agradecer aos nossos padrinhos físicos, o saudoso CL DAVID FELDMAN, do Lions Penha e CL FRANCISCO RAMOS FILHO, do Lions Lapa.
Eles puseram-se a campo com o exemplo de suas vidas, a arma da palavra amiga, a filosofia leonística no coração e, entre tantos outros, acabaram caçando aqueles que são os nossos sócios fundadores, dos quais, para nosso gáudio, ainda aqui continuam como sócios ativos, os CC.  LL ARNALDO VEIGA, FRANCISCO LOPES MARIN e NELSON CAMPIONI FIGUEIRÓ, aqui presentes; lembremos também dos srs. DARIO LUIZ LASCALLA e MOYSÉS MAIEROVITCH, que lamentavelmente deixaram nosso movimento; e jamais poderemos esquecer daqueles que se foram para sempre, nossos saudosos e inesquecíveis ex-CL ALBERTO DAHER, BRUNO ANDRÉ COSTA, JOSÉ GEDANKEN, VENONI DE CAMPOS MOREIRA, WILSON RODRIGUES e, ainda na semana passada, PAULO JACINTHO SPÓSITO.

É graças a esses Companheiros que o L.C. CASA VERDE nasceu e hoje conta com uma invejável folha de serviços prestados, no meio de um companheirismo sincero, leal e franco.
Não caberia, no breve tempo que me é reservado, descrever a incomensuráveis realizações nestes longos anos. Mas não posso deixar de lembrar as centenas de cadeiras de rodas doadas, as bolsas de estudos concedidas, os aparelhos auditivos, as cestas de Natal aos carentes, o auxílio a creches, hospitais, asilos, escolas e outras entidades, os enxovais a recém-nascidos, as campanhas cívicas e educativas, as palestras, as inúmeras e sempre bem sucedidas “Feiras de Saúde”, com exames de glicemia, pressão arterial, visão, audição, as coletas de sangue, etc.

Isto para não falar do “Clube de Mães”, mantido por nossas incansáveis Domadoras, cujos relevantes serviços é desnecessário destacar.

Com vocês, fundadores, mais que nunca aprendemos a "ajudar o próximo, consolar o aflito, fortalecer o débil, socorrer o necessitado, ser comedido na crítica e generoso no elogio, a construir e não destruir", tal qual manda o nosso Código de Ética.
Por isso tudo, este Clube sempre esteve em destaque, em seu Distrito, superando em muito a média, tanto que em quase todas as gestões, tivemos Companheiros participando ativamente da Governadoria e até mesmo já tivemos a honra de eleger o CL MARIN Governador, que fez uma brilhante gestão. E, como é sabido, no próximo ano, mais um Governador daqui sairá, o CL DINIZART.

Meus caríssimos fundadores, vocês nos ensinaram a servir, sem ser servil; trabalhar, sem ser escravos; lutar e vencer, sem ser guerreiros; chorar, sem ser fracos; tropeçar e levantar, sem ser inseguros; doutrinar, sem ser fanáticos; ser otimistas, sem ser inconsequentes. Enfim, aprendemos a seguir cegamente os princípios leonísticos.
Recebam, pois, CC LL fundadores, todo o nosso reconhecimento e gratidão, hoje e sempre. E lhes prometemos fazer desta Casa o templo da amizade e do serviço desinteressado, na certeza de que jamais deixaremos fenecer os seus ideais, lembrando o velho adágio, que todo Leão deve cumprir: “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”.

Por fim, só nos resta invocar as bênçãos e proteção divinas e deixar registrada as nossas mais calorosas homenagens, que representa a infinitésima parte de nossa gratidão por esses 43 anos de gratificantes realizações.
Muitíssimo obrigado, CC LL FUNDADORES!

Antonio Chiqueto Picolo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário